5 Passos Simples para Abrir uma Franquia

Empreender não é tarefa fácil para ninguém. Nem para quem quer dar início a uma empresa própria e nem para quem pretende investir em outros formatos de negócio. Mas, se você já decidiu por abrir uma franquia e não sabe como, aqui vai um passo a passo de tudo que você precisa saber para começar uma parceria transformadora. Continue a leitura e confira!

 

Escolha o segmento certo para você

Investir no seu próprio futuro é um compromisso a longo prazo. Por isso, você não quer ficar encarcerado em um negócio que não traz nenhum tipo de realização pessoal.

Antes de tomar qualquer decisão, descubra que tipo de comércio você quer desenvolver. Existem milhares de modelos de franquia disponíveis no mercado, e um deles tem tudo a ver com a sua personalidade. Acredite! Amar o que faz é fundamental.

 

Defina suas opções

Vai abrir uma hamburgueria ou prefere uma loja de sapatos femininos? Se você já sabe em que área pretende atuar, é importante conhecer as marcas que trabalham de acordo com o que você acredita.

Para isso, pesquisar a fundo todas as informações que você puder obter a respeito das marcas do seu interesse vai ser a forma mais completa de se tomar a decisão.

Mas não basta apenas você querer. É preciso que o franqueador também queira você.

 

Avalie as condições dos candidatos

Toda empresa que oferece esse tipo de relacionamento realiza um exigente processo seletivo antes de dar início a uma parceria. Preparar-se para qualquer condição é essencial para quem está à busca da franquia perfeita.

Para isso, procure explorar o maior volume de informações possíveis a respeito de como as empresas escolhem quem poderá se tornar um franqueado. E tenha sempre em mente um plano B, já que a sua favorita pode acabar não aprovando o seu cadastro.

 

Saiba liderar

Ter um negócio próprio é sinônimo de liderança. Para administrar um empreendimento de sucesso, compreender os fatores psicológicos que afetam a tomada de decisão é uma habilidade pra lá de necessária.

Você terá toda uma equipe trabalhando duro para ajudar a construir a história de uma marca. É preciso ter muito jogo de cintura para conseguir gerir seu time com sucesso.

 

E ser liderado

É bom lembrar que, mesmo sendo importante o seu espírito de liderança, você também tem regras, metas e obrigações a cumprir. Afinal de contas, o modelo de franquia significa trabalhar com uma marca que já existe no mercado e já atua sob um conjunto específico de procedimentos.

Nesse caso, é preciso saber equilibrar o seu papel de líder perante sua equipe e o seu papel de subordinado perante a marca da qual você é franqueado.

 

Para abrir uma franquia, é necessário mais que apenas seguir uma série de passos definidos. É ter jogo de cintura para combinar os procedimentos da marca que você está representando com o seu próprio estilo de gestão, trazendo a ambos os lados uma relação saudável de trabalho e desenvolvimento.

Curtiu este artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações.