Como surgiu o Hambúrguer

Apesar de ser facilmente relacionado à culinária norte-americana, o hambúrguer é originário da Alemanha. Na verdade, a história dessa iguaria começou lá pelo século XII, mas sua popularidade só se deu nos Estados Unidos em meados do século XX. Continue a leitura e saiba mais sobre o surgimento dessa delícia!

 

Tudo começou na Alemanha

Assim como quase todas as invenções inusitadas, o hambúrguer surgiu de uma necessidade prática que os camponeses alemães tinham de aproveitar as carnes mais duras dos animais que matavam para comer.

Por se tratar de um produto de qualidade inferior, os camponeses da região de Hamburgo (daí o nome) decidiram moer os cortes mais rígidos e de má qualidade do boi, facilitando o consumo desse ingrediente na hora de comer.

 

Mas a tradição é americana

A popularidade do hambúrguer surgiu nos Estados Unidos. Mais precisamente, na cidade de Saint Louis (estado da Louisiana). Em 1904, a Feira Mundial do município lançou a iguaria, que foi ganhando notoriedade por conta da forma simples de se comer e transportar.

Com isso, trabalhadores dos mais diversos setores começaram a levar em suas marmitas uma unidade desse bife alemão dentro de duas fatias de pão, dando origem ao formato que vemos hoje em muitas hamburguerias pelo mundo todo.

Curiosamente, o hot-dog (cachorro-quente) também é uma criação alemã que se popularizou na terra do Tio Sam.

A partir de 1920, as lanchonetes americanas começam a produzir e colocar à venda esse produto, tornando-o uma das opções preferidas do consumidor pelo mundo inteiro.

 

Hoje, você encontra os mais variados sabores e formatos de hambúrguer em casas especializadas no assunto.

Curtiu este artigo? Assine nossa newsletter e receba todas as atualizações.