O Que é Comida de Verdade

Comer bem é muito mais que evitar carboidratos ou escolher saladas. Trata-se de um hábito de ingerir apenas alimentos naturais, que não sofreram intervenção de processos industriais, como adição de conservantes. Mas, afinal de contas, você sabe o que é comida de verdade? Dê uma olhada nessa matéria e saiba mais.

 

Tipos de Alimento

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, os produtos disponibilizados pela indústria são classificados em 4 categorias. São elas:


In Natura ou Minimamente Processados

Eles não passaram por nenhum processo industrial e são vendidos como a natureza criou. É o caso de frutas, legumes, verduras. Esses produtos dispensam rótulos ou embalagens. Os minimamente processados passaram por intervenção, mas não chegaram a ser alterados de sua forma natural. Um bom exemplo disso são leites, farinhas, carnes ou café.

Ingredientes Culinários

São produtos que não se consomem sozinhos. Eles servem para alterar o sabor de ingredientes principais, mas também são produzidos de forma natural ou minimamente processada. Se encaixam nessa categoria o sal, o vinagre, o azeite, o açúcar e algumas pimentas.

Alimentos Processados

Os alimentos processados passaram por técnicas como cozimento, secagem ou fritura e também podem ter tido adição de ingredientes culinários, como sal, pimentas e outros temperos. Fazem parte dessa categoria produtos como pães, embutidos e queijos.

Ultra Processados

Esse grupo de alimentos é o mais perigoso, pois conta com alterações industriais que comprometem não somente a qualidade do produto final, mas também a saúde do consumidor. Eles são feitos com adição de compostos químicos, como conservantes, e/ou elementos que só são vendidos para a indústria, como aromatizantes, emulsificantes ou temperos artificiais.

Queijos cremosos ou que podem ser armazenados fora da geladeira levam muito conservante e, por isso, não devem ser considerados processados, mas sim ultra processados. O mesmo vale para sucos de caixinha.

 

A comida de verdade é aquela preparada por alimentos in natura ou minimamente processados, temperada com ingredientes culinários e acompanhada de no máximo dois itens processados. Se tiver elementos da última categoria deste texto, é melhor evitar!

Curtiu este post? Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações.